Lula decide lançar Belém como candidata do Brasil à sede da COP 30 em 2025

Richard Kill
Richard Kill
3 Min Read

Lula tem defendido a realização da Conferência do Clima na Amazônia desde o ano passado. Nesta quarta, petista se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (11) que o governo decidiu lançar a capital do Pará, Belém, como candidata brasileira à cidade-sede da Conferência do Clima (COP) de 2025.

A informação foi divulgada pelo presidente após reunião com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em Brasília.

“Estou aqui com o companheiro Helder parabenizando ele pelos 407 anos que completa amanhã a cidade de Belém e dando a boa notícia a ele que o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como a cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30 em Belém”, afirmou Lula em vídeo divulgado em rede social.

“Espero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP”, completou o petista.

No vídeo, Helder agradeceu Lula pela escolha e disse que o Pará estará de “portas abertas” para debater a Amazônia e encontrar soluções para temas ambientais.

Desde o ano passado, Lula tem defendido a realização do evento sobre clima na região da Floresta Amazônica.

Quando participou da COP 27, no Egito, o petista disse que pediria à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediar o evento em 2025.

Impasse em 2019

O Brasil era a sede da COP 25, em 2019, o que não ocorreu. Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro teria pressionado o presidente Michel Temer para abrir mão de receber a conferência.

A época, Bolsonaro disse que evento geraria um custo de mais de R$ 500 milhões ao país. A posição do ex-presidente foi criticado por especialistas, o que se tornou rotina ao longo do governo, já que o desmatamento disparou, em especial na Amazônia.

Em 2019, a COP 25 acabou sendo realizada em Madri, na Espanha.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

Share This Article
Leave a comment