“Van Gogh & Impressionistas” chega a Belém misturando arte e tecnologia

Richard Kill
Richard Kill
4 Min Read

Em curta temporada, o espetáculo de projeções imersivas “Van Gogh & Impressionistas” acaba de estrear no Boulevard Shopping Belém, neste final de semana. No entanto, a atração já conta com mais de 26 mil ingressos vendidos – ou seja, aqueles que desejarem viver a experiência, precisaram se apressar, pois só há vagas disponíveis a partir do dia 26 de julho, com opções até 6 de agosto.

Apesar do espetáculo contar também com a obra de quatro artistas impressionistas e pós-impressionistas – Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne – o fato é que Van Gogh, artista que acabou adentrando a cultura pop com seu estilo reconhecido mundialmente, acaba sendo o grande chamariz para o público.

A medida para isso? Suas obras são as mais “instagramáveis” do espetáculo, aquelas que fazem os visitantes ficarem de celular em mãos, querendo registrar cada momento, das mais diferentes formas possíveis. E talvez seja esse o lado mais interessante de “Van Gogh & Impressionistas”, o fato de incentivar o contato com obras de arte de uma maneira que é mais atrativa para o público, de crianças à idosos e casais – você vai encontrar muitos fazendo fotos e vídeos por lá.

A exposição aplica efeitos e movimentos de videografismo em obras consagradas como “A Noite Estrelada”, “Quarto em Arles”, “Girassóis” e “Amendoeira em Flor”. Esta última ainda é usada como temática da lojinha da exposição, a última parada do passeio e de onde é quase impossível sair sem querer levar para casa nem que seja um bóton estampando Van Gogh e seus reconhecíveis cabelos ruivos.

A própria figura do pintor, registrada em inúmeros autorretratos, está entre as obras que compõem a exposição. Se movimentando pelo chão, subindo pelas paredes, os elementos de cada pintura são ampliados para que se possa apreciar nos mínimos detalhes – e notar pela primeira vez alguns deles, mesmo para quem já viu as obras reproduzidas em filmes, estampas e tantos outros suportes.

Combinado às obras, seus recortes e movimentos projetados em 360º com alta definição, são combinadas músicas clássicas que também remetem ao período criativo dos pintores em exposição, o qeu também dá aos visitantes habituados a encontrar aquelas pinturas a terem uma experiência completamente nova.

Para quem vai de fato curioso para conhecer Van Gogh e sua trajetória de vida, a atração inicia com labirinto (também instagramável), que inclui instalações artísticas retratando curiosidades sobre a vida dos artistas e dando detalhes de como algumas das obras foram criadas, os locais reais que as inspiraram, entre outros detalhes.

Sucesso em outras cidades brasileiras, o espetáculo imersivo tem arrebatado multidões. “Van Gogh & Impressionistas” se inspira em grandes atrações internacionais, como o Atelier des Lumières (Paris) – um dos precursores em exibições imersivas – e o Museu de Arte Digital (Tóquio), oferecendo ao visitante a sensação de estar dentro das obras de Van Gogh. Talvez aquela que torne mais viva a sensação de entrar no quadro é a projeção do quarto de piso vermelho e poucos móveis, retratada pelo artista e reproduzida nas paredes da exposição.

“Trazer ‘Van Gogh & Impressionistas’ para Belém é uma alegria especial, pelo diferencial do público de uma cidade vocacionada para a cultura e a arte. Por isso, estamos preparando algo especial e emocionante, à altura do Pará”, diz o Diretor Geral da atração, Davi Telles.

Share This Article
Leave a comment