Hash: conheça o sistema anti-hacker utilizado no mercado de investimentos

Richard Kill
Richard Kill
4 Min Read
Haroldo Dalazoana Afonso Durães

Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, todo o cuidado é pouco quando se trata de realizar transações digitais, tendo em vista a quantidade de informações que são passadas em poucos instantes, não é verdade? Felizmente, com o avanço da tecnologia e com os meios de proteção, alguns métodos criptográficos passaram a fazer parte do sistema de algoritmos matemáticos, e um deles é a função hash. Mas você sabe o que ela faz?

Neste artigo, além de apresentarmos alguns conceitos sobre o assunto, também mostraremos a importância de ter uma função como essa. Logo, se você se interessa pelo assunto de investimentos e quer aumentar o seu repertório para compreender se as suas transações do mercado financeiro estão indo para um local totalmente confidencial, vale a pena ler este texto até o final.

Afinal, o que é “hash”

Conforme explica Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a hash é uma função de criptografia de algarismos matemáticos utilizada para dar uma maior segurança nos arquivos. Normalmente, esses arquivos são utilizados para as transações em bancos digitais, e por isso, necessitam de maior segurança, ou seja, a hash nada mais é do que uma função que transforma alguma informação em um algarismo alfanumérico.

Como essa função trabalha

Para melhor entender essa função, vamos imaginar que você tenha um arquivo simples, como por exemplo uma senha. Agora imagine que a sua senha seja: 12345. A hash transformará todos esses números em um algarismo único padrão sequencial, como por exemplo: 151007d6ad36e1cdd1b85e7aa98ab71a. É claro que esse exemplo mencionado é apenas demonstrativo, mas serve para entender que uma senha simples poderia ser convertida para um algoritmo como esse.

E agora você deve estar se perguntando: será que vale mesmo a pena investir na hash, sendo que um número tão simples como “12345” se transforma em algo tão extenso? Ora, conforme explica o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, vale a pena. Isso porque, tanto pequenas senhas como essas quanto arquivos enormes, como longos textos, podem ser convertidos para um algoritmo do mesmo tamanho, ou seja, a hash não é tão extensa, só possui um tamanho padrão.

Quais são os principais benefícios da hash

Dentre os benefícios encontrados nesse sistema, podemos notar que a hash apresenta os seguintes benefícios:

  • Verificar se o arquivo é verídico
  • Dar uma segurança às senhas
  • Resumir dados extensos

Em outras palavras, nota-se que a hash não é apenas um sistema comum, na verdade, como mencionamos, se trata de um processo de segurança de dados, e pode ser utilizada para diversas finalidades.

Como ela está sendo utilizada pelos sistemas de investimento

Ainda assim, o principal uso da hash é pelo sistema de investimento. Segundo Haroldo Dalazoana Afonso Durães, no sistema de blockchain, por exemplo, as hashes são utilizadas para garantir que o usuário não tenha seus arquivos invadidos por qualquer tipo de hackers, e também para facilitar o processo de reconhecimento padronizado de dados. E agora que você já conhece um pouco mais sobre esse assunto, que tal aumentar o repertório no que diz respeito ao tema de segurança e investimento digital através de outros artigos nos sites de pesquisa?

Share This Article
Leave a comment