Já pensou em comer beijinho vegano de quinoa? Essa receita saudável vai te ajudar a não sair da dieta

Richard Kill
Richard Kill
4 Min Read
Flavio Giusti

Você já parou para refletir qual a origem da receita de beijinho tradicional? Como explica o amante de culinária Flavio Giusti, esse doce foi criado em Portugal, conhecido como beijo de freira, pois era feito em conventos. Poucos conhecem, mas a receita original possui em sua composição amêndoas e calda de açúcar, sendo que quando foi trazida ao Brasil sofreu algumas adaptações. Dentre suas versões, o ex-MasterChef traz a receita de beijinho vegano de quinoa com morango, para você acrescentar na sua dieta e matar a vontade daquele docinho.

De início, é importante ressaltarmos que a receita passou a ser chamada de beijo de coco, devido a inclusão do ingrediente no doce. Todavia, com a invenção do leite condensado no século 20, a receita sofreu mais alterações, e com o incremento do cravo para enfeitar o doce, ele passa a receber o nome definitivo de beijinho. Na visão do criador do VegetariRango, muitos desconhecem a versatilidade dos alimentos de origem vegana, logo, receitas como essas fazem com que as pessoas tenham uma visão mais abrangente dessa filosofia alimentar. 

Mas, afinal, como é feito o beijinho vegano de quinoa?

Tendo em vista que Flavio Giusti é adepto ao veganismo há 10 anos e vem por meio dos seus dotes culinários disseminar essa filosofia alimentar, suas receitas contam com ingredientes acessíveis e que podem ser executados de forma prática. Para realizar o beijinho vegano de quinoa, você vai precisar dos seguintes ingredientes: quinoa, coco fresco, açúcar, morango, cravo e max pea protein. 

O criador do programa VegetariRango ressalta que na máquina de leite devem ser colocadas 5 partes de coco e cerca de 1,3 litros de água. Feito esse processo, o leite deve ser coado e reservado, e assim, a quinoa deve ser colocada para cozinhar em fogo baixo até que amoleça. Se deseja ver a receita na íntegra, acesse o link do vídeo no seu canal do Youtube (Flavio Giusti): https://www.youtube.com/watch?v=UNn1NQbPgI8&list=PLJ2iMBEvnfLywC3kAgeAqRtZLye8gPEyN&index=6.

Por que utilizar quinoa na receita?

Caso você não saiba, trata-se de uma semente que é rica em compostos fenólicos, tais como: quercetina e canferol, sendo assim um ingrediente com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, como considera Flavio Giusti, é uma excelente fonte de proteínas e fibras, possuindo em sua constituição magnésio, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e cálcio. 

Sendo assim, a escolha desse ingrediente para compor a receita de beijinho vegano se deve ao fato de que essa semente possui aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo, fazendo com que o doce fique mais saudável. Além disso, o criador do VegetariRango explica que é um alimento com alto valor nutricional, auxiliando no funcionamento do intestino e melhorando também a saúde óssea de quem o consome.

Desse modo, se gostou dessa receita e pretende aprender outras receitas veganas para inserir na sua dieta, não deixe de acompanhar o empresário no Instagram (@vegetarirango) e ficar por dentro das suas novas criações. Saiba ainda, que Flavio Giusti é um renomado idealizador de cursos sobre culinária direcionados para a produção de queijos veganos, sendo que para aderir esse conhecimento, basta fazer parte do seu grupo com mais de 7 mil alunos e, assim, desfrutar de uma transição alimentar saudável.

Share This Article
Leave a comment